Vendas em Setembro

bf eedebbdff~mv d s jpg


Segundo Anamaco, início das liberações de recursos do saque imediato do FGTS e melhora na economia foram responsáveis pelo desempenho


As vendas nas lojas de material de construção cresceram 2% em Setembro, comparado com o mês de Agosto, e 9% com relação ao mesmo período em 2018. No acumulado do ano o crescimento está em 3,5% e nos últimos 12 meses em 4,5%. Os dados são da Pesquisa Tracking realizada pelo Instituto de Pesquisas da Anamaco, que ouviu 530 lojistas nas cinco regiões do país entre os dias 24 e 28 de Setembro. 

“Setembro é um mês de baixo apelo promocional, mas é um termômetro importante para os últimos meses do ano, porque tradicionalmente as pessoas iniciam pequenas reformas e reparos para deixar a casa pronta para as festas de fim de ano”, explica Cláudio Conz, presidente da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), que apontou a melhora na economia como um dos motivos para o desempenho no período. “No início do mês, o governo aumentou ligeiramente a previsão de crescimento da economia de 0,81% para 0,85% e nós já sentimos em Setembro os efeitos iniciais dos cortes de juros e início das liberações de recursos do saque imediato do FGTS. Isso mostra que os consumidores estão recuperando a confiança na economia e voltando a investir em suas casas”, completa.

Segundo Conz, a iniciativa do Governo Federal de promover a Semana do Brasil para fomentar o setor de comércio e serviços no mês de Setembro também foi positiva. “Foi uma ação importante para criarmos uma nova tradição pro consumidor brasileiro. Tenho certeza de que nos próximos anos teremos uma adesão ainda maior de lojistas e de clientes”, completa.

Vendas no Nordeste cresceram 12% no mês

Segundo o “Tracking da Anamaco”, as regiões com melhor desempenho no mês foram Nordeste (12%), Sudeste (6%) e Norte (3%). Já as regiões Sul e Centro-Oeste tiveram uma leve retração: a queda nas vendas foi de 4% e 2%, respectivamente.

No levantamento por categorias, tintas registrou crescimento de 11% no período, enquanto revestimentos cerâmicos e telhas de fibrocimento cresceram 8% e 4%, respectivamente. 

Para Outubro, a expectativa é de melhora nas vendas em todo o país. No Nordeste, 84% dos lojistas entrevistados estão otimistas com o desempenho no mês, seguidos pelos lojistas do Sul (74%), Norte (71%), Centro-Oeste (65%) e Sudeste (62%). 

Para 2019, a expectativa da entidade é encerrar o ano com 5% de crescimento sobre 2018, quando o setor registrou faturamento recorde de R$ 122 bilhões.

A Pesquisa Tracking Anamaco é realizada pelo Instituto de Pesquisas da Anamaco e tem o apoio da Anfacer, Abrafati e Instituto Crisotila Brasil.

Posts Recentes