Acomac ES e Sindmat consolidam ações em prol do Matcon durante o 5º Encontro de Inverno de Lojistas



O 5º Encontro de Inverno de Lojistas de Material de Construção no ES, ocorrido no período de 16 a 18 de junho de 2023, em Domingos Martins, Espírito Santo, no aconchegante China Park, e promovido pela Acomac ES e pelo Sindmat, contou com o apoio da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco). A equipe da entidade esteve presente para prestigiar o evento. Infelizmente, devido ao mau tempo, o presidente Geraldo Defalco não conseguiu embarcar e, portanto, não pôde comparecer ao encontro.


Foram momentos enriquecidos pela apresentação de palestras em total conexão com o setor de varejo de material de construção. No primeiro dia, os organizadores do evento Lésio Contarini Jr e João Alberto do Carmo, respectivamente, presidente e executivo da Acomac ES, além de Ana Paulo Pinto, gerente da Feicon; e Pedro Bitiati, diretor-geral da Anamaco, que representou o presidente Defalco; Cézar Pinto, diretor executivo da Fecomercio ES, Alexandre Cohim, diretor da Acomac Bahia; e demais deram as boas-vindas aos convidados.


A primeira palestra foi proferida por Rovilson Gonçalves, professor e coordenador da UniAcomac. O profissional apresentou a UniAcomac ES, que irá oferecer cursos ministrados à distância e reconhecidos pelo MEC. Gonçalves ressaltou os principais objetivos da faculdade: melhoria da experiência do cliente, aumento da produtividade, acompanhamento das tendências e inovações, redução de erros e devoluções, fortalecimento da equipe e a retenção de talentos, entre outros pontos. Segundo o professor, os problemas são apenas 10%. Os outros 90% é a forma com que as pessoas executam a gestão, bem como as decisões tomadas.


“Foi uma imensa satisfação representar a LMSE no 5º Encontro de Inverno de Lojistas de Material de Construção do ES, onde tive a oportunidade de apresentar o projeto em conjunto com a Acomac-ES: a UniAcomac. Este projeto visa atender as demandas de desenvolvimento de pessoas do setor varejista do mercado de material de construção, pois os desafios enfrentados estão se tornando, cada vez mais complexos, em um ambiente de negócios em constante mudança cultural, tecnológica e com uma concorrência muito acirrada com outros setores. Gostaria de ressaltar a hospitalidade inigualável do povo capixaba, que me fez sentir literalmente em casa e rodeado por pessoas queridas. A organização do evento foi excepcional, merecendo todos os elogios e aplausos possíveis”, pontua Gonçalves.


O contexto que cerca a sucessão nos negócios do setor de varejo de material de construção foi outro tema que persuadiu a atenção do público presente ao 5º Encontro. A apresentação foi conduzida por José Lucio Monteiro de Oliveira, fundador do escritório Penna Monteiro Advogados. O palestraste ressaltou, durante o evento, que a nova geração poderá agregar valor; os comerciantes devem sempre focar na importância de se manter uma boa comunicação e sem ruídos; não se deve misturar o negócio com assuntos familiares, a exemplo da discussão no churrasco de domingo e, ainda, sugere que se identifique qual a melhor habilidade de cada filho.


“O evento, promovido pela Acomac ES, demonstra a preocupação da entidade com a sustentabilidade e perpetuidade das empresas. Foi uma experiência bastante enriquecedora para os lojistas que, sem dúvida alguma, irá refletir em melhorias e aperfeiçoamento no setor. A sucessão nas empresas familiares é um dos temas mais importantes no momento, diante dos dados alarmantes de que 75% das empresas fecham na passagem da primeira para a segunda geração”, alerta o advogado.


Nailson Dalla Bernardina, diretor executivo do Sicoob, figurou, igualmente no rol dos palestrantes. Trouxe à tona o tema: Conjuntura atual do sistema financeiro. Revelou que, cada vez mais, o varejista tem sido assediado pelo universo digital. Ressaltou a importância da chegada do PIX (vantagem econômica ao varejista) e revelou que a modalidade ultrapassou todas as transações financeiras – 29% de todas as transações são feitas por meio do PIX e têm um gasto de apenas um centavo a cada 10 transações, o que se traduz em vantagem para o varejo. Fez elogios à atuação do Banco Central ao afirmar que a instituição financeira “tem dado mais dinamismo ao mercado.”


Revelou, ainda, que apenas 4,93% das transações comerciais são realizadas pelo canal convencional. Vale destacar que o executivo não descarta a importância do ambiente físico para a realização de negócios/vendas, mas propõe que o mercado agregue, sempre, a tecnologia a este cenário. Destacou que o cooperativismo está em ascensão no Brasil e que o país poderá oferecer relevantes oportunidades de crescimento. Em tempo: o Sicoob está há mais de 30 anos no mercado do Espírito Santo e pretende expandir-se país afora. Inclusive, já chegou ao mercado de São Paulo.


Outra atração à parte, foi a performance do professor doutor, escritor, consultor e empresário Marcelo Pimenta, durante o 5º Encontro. Com o tema: Inovação e Tendências no Varejo de Material de Construção, o profissional, que representou o Sebrae, igualmente encantou a plateia. Revelou que o mundo tem estado ansioso e ávido pelos avanços tecnológicos e cunhou que 2023 ficará marcado como o ano da inteligência artificial no mundo. Afirmou que o consumidor está, cada vez mais, exigente e deu um recado assertivo:” Escolha ser um encantador de clientes.”


Disse à plateia que o papel da loja física será focar na experiência, na convivência, em momentos de trocas e que pandemia de Covid-19 acelerou a transformação dos negócios ao fazer com que a população criasse outros hábitos, notavelmente, por força do momento desafiador. Houve uma transformação neste contexto e o Matcon se beneficiou, a exemplo da realização de reformas nas habitações, segundo o professor. O consumidor se voltou mais para o universo familiar, para o escritório montado ou ampliado nas residências ou para a repintura da casa.


Definiu com propriedade a importância da neurociência – o estudo do cérebro em relação ao comportamento do consumidor. Ressaltou que ele (o consumidor) não se esquecerá, por exemplo, se for maltratado em uma loja por um vendedor e, portanto, este público tem estado extremamente exigente. Alertou que falhas na experiência criam excelentes oportunidades. Apresentou, ainda, um dado preocupante: 25% dos consumidores ficam insatisfeitos com o que recebem. A ótica dominante é o serviço, ou seja, não adianta o produto ter qualidade se houver falhas na performance realizada pelo varejo, por exemplo. Por tudo isto, a neurociência, cada vez mais, tem sido usada de forma positiva dentro deste contexto. “Portanto, a experiência emocional é a que fica.”


Recepção calorosa e confraternização

Todos os detalhes foram pensados nos mínimos detalhes. Desde a recepção, quando alguns convidados eram presenteados com mimos e fotografados, passando pelas atrações de lazer e pelas experiências regadas a momentos de confraternização e de descontração, o que incluíram shows com músicas ao vivo, almoços e jantares com opções de cardápios dos mais variados e preparados com muito zelo e competência por funcionários gentis e acolhedores do China Park, hotel construído em meio às belezas das montanhas capixabas. Os convidados puderam conhecer o Parque Estadual Serra Azul, uma reserva ecológica, na cidade de Domingos Martins, cuja visão se torna inesquecível. Não seria exagero afirmar que o local proporciona a mais verdadeira contemplação à natureza, preservada com esmero pelo encantador estado do Espírito Santo.


“Em nome de Geraldo Defalco e de toda a equipe Anamaco, quero parabenizar o presidente da Acomac ES, Lesio Contarini Jr. e o executivo João Alberto, pela primorosa e impecável organização deste 5º Encontro. Ficamos impressionados com a qualidade dos palestrantes, com o carinho e o com acolhimento oferecidos a todos os convidados. De fato, todos os detalhes foram cercados de muita atenção. As instalações aconchegantes e o tratamento gentil por parte dos funcionários do China Park nos impressionaram”, destaca o diretor-geral.


Além de Bitiati, estiveram também presentes por parte da Anamaco, Welington Bezerra, Juliana Ferreira, Geh Moura e Irenir Montenegro, respectivamente, diretor de eventos, coordenadora de Comunicação, gerente de Relacionamento e gerente Financeiro e Administrativo.


Que possamos comemorar e difundir experiências prazerosas e agregadoras nos demais eventos, que irão ocorrer no Sistema Anamaco ao longo de 2023. Até o próximo evento!


Fotos: Rubia Negri e divulgação










Posts Recentes