4 números mágicos para medir resultado da loja de material de construção

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Confira o novo artigo do professor Gláucio, nosso parceiro em conteúdos e especialista em varejo de material de construção!


Você sabe mensurar se sua loja de material de construção está indo bem? Leia este artigo e descubra 4 números mágicos para que qualquer empreendimento deste tipo meça os resultados.


1 – Toda loja de material de construção tem como objetivo alcançar uma venda de R$ 2.000,00 por m². Sendo assim, se sua loja possui 50 m2, sua meta é vender R$ 100 mil em produtos por mês. Se você não estiver vendendo esse valor, o que esse indicador demonstra é que sua empresa não está na melhor lucratividade e no melhor aproveitamento do espaço.


2 – Indicador PA (Produtos por Atendimento). A sua meta deve ser vender, em média, 3 itens diferentes por cliente. No material de construção todo produto pede um outro item para que ele possa ser instalado ou utilizado, então é preciso sempre vender itens adicionais – isso se chama Efeito Lego (já temos texto aqui sobre o assunto).

Por exemplo, um cliente chega em sua loja para comprar um balde de tintas. Se na hora de pagar o seu vendedor disser apenas “mais alguma coisa?”, ele não colocou esforço suficiente para adicionar o que mais o cliente precisa. Para a utilização dessa tinta, há uma série de itens que podem ser adicionados e, consequentemente, aumentar a venda.


3 – Venda por colaborador. Tomamos como colaborador todas as pessoas que estão dentro da empresa, incluindo o proprietário. Todas as pessoas que trabalham dentro de sua loja são contratadas para alcançar a meta de vender em média R$ 25.000,00 por colaborador por mês.

Ou seja, se você tem 10 pessoas na sua loja, incluindo vendedores, administrativos, entregadores e o proprietário, você precisa vender R$ 250 mil. Essa é uma das metas mais desafiadoras, mas ela é muito importante porque também mede a produtividade na empresa. Se seus números estão abaixo disso, significa que a produtividade está baixa.


4 – Margem de lucro líquida. Depois de descontado todos os custos e despesas, como aquisição de novos produtos, gastos com folha de pagamento e impostos, além da retirada da parte do proprietário, aí sim vem a margem de lucro líquida. O ideal é que depois de somar todos esses fatores, você obtenha uma margem de lucro líquida de 7% do seu faturamento. Pode até parecer pouco, mas te garanto que é muito dinheiro para um material de construção.


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