Webinar da Anamaco debaterá a importância de se agregar valor às vendas no varejo do Matcon


Apesar do período transformador do país, cercado pela pandemia de Covid-19 (coronavírus) desde março último, o mercado de varejo de material de construção, classificado como serviço essencial via decretos estaduais e federal, tem consigo seguir com mais força, se comparado a outros segmentos, os quais tiveram de cumprir a quarentena em razão da disseminação do vírus Brasil afora. Dentro deste cenário, marcado por um otimismo consciente, nesta sexta-feira (24) às 16h, acontecerá mais um Talks Anamaco, cujo título será: “Como agregar valor às vendas em momento desafiador no canal Varejo”, com transmissão pelo canal oficial da entidade no YouTube.


Para discutir este assunto, a Anamaco convidou três profissionais com vasta expertise no setor de varejo de material de construção: Hiroshi Shimuta, presidente da Nicom – SP, Paulo Pulcinelli Filho, presidente da Panorama Home Center – PR e Guilherme Ruschel, diretor geral de Tintas Decorativas da AkzoNobel. Waldir Abreu, superintendente da Anamaco, segue como mediador e, nesta live, irá dividir o trabalho com Átila Lira, diretor de Comunicação da Anamaco. Geraldo Defalco, presidente da entidade, tem figurado aos Talks Anamaco com participações permanentes.


À frente da Panorama, quarta maior rede varejista de materiais para construção do Paraná, pelo ranking Anamaco, o engenheiro civil Paulo Pulcinelli enxerga o momento como oportuno para colocar em práticas novas ações e aprendizados.


“Queremos que os empresários do varejo entendam o ambiente de transformação que estamos passando e o encontro que a Anamaco promoverá será uma excelente oportunidade para a troca de conhecimentos sobre o comportamento de consumo no ambiente digital e pontos de venda. Mais do que incorporar novas tecnologias, o avanço do setor passa pela adaptação dos serviços às necessidades exatas dos consumidores”, analisa Pulcinelli.


Paulo Pulcinelli Filho, presidente da Panorama Home Center, em uma de suas lojas, localizada no Oeste do Paraná.

O engenheiro descobriu o varejo de materiais de construção em 1988, quando abriu com um amigo uma pequena loja do ramo em Foz do Iguaçu (PR). Inicialmente, o espaço tinha apenas o objetivo de ser um braço para a sua construtora, porém o negócio cresceu e com a sociedade desfeita em 1993 nasceu a Panorama Home Center. Sedento por novos desafios e muito focado em resultados, o então jovem empreendedor estabeleceu atendimento diferenciado e condições especiais de pagamento como marcas da sua empresa. Hoje são 10 unidades, localizadas no Oeste do Paraná, e instaladas em quatro cidades: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Medianeira e Toledo. A missão de proporcionar experiências de compra inspiradora e encantadora mobiliza um time com mais de 500 trabalhadores distribuídos no Centro de Distribuição, um Centro Logístico com mais de 30 mil m² nos canais diretos para profissionais da construção civil.


Os mais de 30 anos acumulados em experiências dentro do mercado de varejo de material de construção de Hiroshi Shimuta, proprietário da Nicom, também se fará presente no Talks Anamaco. Hiroshi é graduado em Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Atuariais, e Direito. O empresário, que exerce o cargo de presidente do Conselho da Acomac - SP, deixou para trás a carreira de executivo do Citibank e abraçou com muita garra o grande desafio do comércio de materiais para construção. À época, a economia brasileira andava numa crise assustadora, mas isso não desmotivou seu sonho de se tornar um grande empreendedor de sucesso.


A Nicom foi inaugurada em junho de 1989 e contava apenas com seis funcionários, um pequeno caminhão e uma kombi. Hiroshi sempre acreditou que poderia tornar a Nicom em um grande e próspero negócio, referência em seu setor. A empresa cresceu de seus iniciais 34 m2 para mais de 24.000 m2, somados entre a loja e mais cinco depósitos. Ocupa a 5ª colocação no ranking de lojistas de materiais para construção no Estado de São Paulo e 22ª no Brasil (em um setor com mais de 140 mil lojas). Apesar da vida atribulada com tantos afazeres como empresário, o empreendedor ainda encontra tempo para colocar em prática ações sociais em prol da comunidade. Fundou o Rotary Club de São Paulo Aeroporto; em 2015 foi reconhecido pelo Ministério de Relações Exteriores do Japão e pelo Cônsul Geral do Japão em virtude da celebração dos 120 anos das relações entre Brasil e Japão, entre outros méritos.



Universo corporativo


Desde 2018 na AkzoNobel, Guilherme Ruschel, diretor geral de Tintas Decorativas da AkzoNobel, igualmente irá compartilhar os seus conhecimentos com o público do Talks Anamaco. O executivo tem experiência em vendas, desenvolvimento de produtos, gerenciamento de projetos, gestão de receitas, precificação, planejamento estratégico, planejamento de comunicação e gerenciamento de unidades de negócios. É formado em Administração de Negócios pela UFRGS e possui MBA Executivo pela Business School São Paulo, além de cursos de durações variadas relacionados a temas diversificados, como Finanças, Comunicação e Inovação, em experiências internacionais como o Boot Camp - Miami Ad School / ESPM, e Gerenciamento em uma Economia Global, em programa executivo da Universidade de Toronto, no Canadá.


“É com entusiasmo que participo desse bate-papo sobre ´Agregar valor às vendas em momento desafiador no canal varejo´, no qual poderemos trocar impressões com o público da Anamaco. Em nosso segmento de tintas imobiliárias temos acompanhado as transformações motivadas pela relação diferente, ainda mais intimista, que as pessoas estão tendo com suas casas, que se tornaram, de uma hora para outra, um espaço multifuncional para as famílias. Por isso, estamos observando uma demanda do consumidor em transformações rápidas e simples que possam ajudá-los nesse sentido – e a pintura de paredes coloridas é uma ótima solução, uma vez que é algo simples, rápido, e com excelente custo-benefício. Além disso, também devido ao isolamento social, é nítido o aumento em busca de tutoriais DIY (Do It Yourself, o ´faça você mesmo´), e o consequente crescimento, acima do esperado, dos negócios digitais”, diz Ruschel.




Webinar: “Como agregar valor às vendas em momento desafiador no canal Varejo”

Realização: Anamaco (Talks Anamaco)

Data: 24/07/2020

Horário: 16h

Patrocínio: AkzoNobel

Apoio: Mercedes-Benz e Feicon Batimat

Exibição: Canal oficial da Anamaco no YouTube


Para assistir a Webinar, clique aqui!

118 visualizações

Receba nossas novidades e informações setoriais!

LOGO BRANCO - ALVO FULL.png
  • Curta nossa Página!
  • Siga-nos no Instagram
  • Siga-nos no Twitter!
  • Acompanhe-nos no LinkedIn!

© 1984 - 2020 Anamaco - Todos os direitos Reservados. Desenvolvido por Organix Comunicação.