Vendas do varejo Maio

Atualizado: 17 de Jun de 2019


Desempenho foi registrado na comparação sobre Abril. No acumulado do ano, setor registra alta de 3,5%.


Os números da pesquisa mensal Anamaco mostram que no comparativo com Abril as vendas do varejo de material de construção subiram 1% e, no acumulado do ano, já somam 3,5%. Nos últimos doze meses, o reflexo no setor é de crescimento de 4,5%. “Maio mostra que a direção que o país segue atualmente é a que alavancará a economia”, diz Cláudio Conz, presidente da Anamaco. Para Conz, é importante assinalar que as medidas do governo federal que evitaram uma nova paralisação dos caminhoneiros foram acertadas: “Vimos como a logística é fundamental para o varejo e como a greve nos afetou em 2018. Este caminho do diálogo é positivo”.


Maio também apresentou um crescimento de 10% nas vendas do varejo das lojas de material de construção ao comparar com o mesmo mês no ano anterior. O número exponencial deve-se ao fato de que no mesmo período, em 2018, o Brasil parou por conta do clima de caos que se instaurou no país graças à greve dos caminhoneiros (também conhecida como Crise do Diesel) durante praticamente quinze dias. Os dados são resultado da pesquisa Tracking Anamaco, realizada pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção, que ouviu 530 lojistas de todo o Brasil entre os dias 27 e 31 de Maio de 2019.


A região Nordeste apresentou resultados mais positivos (14 %), seguida pelo Centro-Oeste (10%) e o Norte (3 %). Já as regiões Sul e Sudeste sofreram queda (6 % e 2 %, respectivamente). Entre as categorias avaliadas, revestimentos cerâmicos apresentaram variação positiva (7 %), já tintas e telhas de fibrocimento apresentaram variações negativas (-2 % e – 5 %, respectivamente).


Expectativas Positivas


Neste mês, 57% dos lojistas ouvidos pela pesquisa acreditam que haverá um crescimento no volume de vendas no próximo mês- no Nordeste, 61% preveem um aumento substancial de vendas. “A região tem uma programação intensa de festas juninas e a população sempre compra para reformar ou melhorar algo para as festividades”, explica Conz.


Sobre as perspectivas macroeconômicas, 70% dos lojistas estão muito otimistas com a agenda de reformas e outras medidas do governo. Segundo o presidente da Anamaco, a expectativa positiva se dá pela aproximação da aprovação da reforma da previdência, o que explica o crescimento deste otimismo (em Abril 65% dos lojistas tinham boas previsões). “O setor tem a consciência que este é o primeiro passo para a retomada da economia que aguardamos. O próximo passo é a da simplificação tributária, que também trará avanços”, afirma.


A pesquisa Anamaco ainda indicou que cerca de 13% das lojas pretendem contratar funcionários em junho em todo o país, com destaque para a região Norte (27%), e que 45% dos entrevistados têm a intenção de fazer investimentos nos próximos 12 meses.


Para 2019, a Anamaco prevê crescimento de 8,5% sobre 2018.


A pesquisa Tracking Anamaco tem o apoio da Anfacer, Abrafati e Instituto Crisotila Brasil.


Sobre a Anamaco


A Anamaco - Associação Nacional dos Comerciantes de Material de

Construção - é uma entidade de classe, sem fins lucrativos, que funciona como interface entre os órgãos governamentais e as Acomacs e Fecomacs, demais entidades, fabricantes e comerciantes de material de construção. Em 2019, a entidade comemora 55 anos de fundação de seu sistema associativista.


O nosso papel é desenvolver ações junto ao poder público apresentando sugestões e projetos que têm por objetivo aumentar as vendas de material de construção, promovendo o desenvolvimento do setor e do país como um todo. A Anamaco também promove discussões em torno de assuntos que podem interferir diretamente na cadeia produtiva da Construção, como questões ligadas à tributação, projetos de lei etc.


Com cerca de 131 mil lojas em todo o país (incluindo 130.094 lojas varejistas e 11.238 mil lojas atacadistas), o setor de material de construção é parte integrante do complexo denominado de ConstruBusiness, que representa 9,1% do PIB brasileiro.


200 visualizações

Receba nossas novidades e informações setoriais!

LOGO BRANCO - ALVO FULL.png
  • Curta nossa Página!
  • Siga-nos no Instagram
  • Siga-nos no Twitter!
  • Acompanhe-nos no LinkedIn!

© 1984 - 2020 Anamaco - Todos os direitos Reservados. Desenvolvido por Renove.