Talks Anamaco apresenta live sobre oportunidades e desafios fiscais ligados ao cadastro de produtos

bbe dcdafafadeff~mv jpg

Pela primeira vez, o Talks Anamaco desta quinta-feira (19) – com transmissão pelo canal oficial da Anamaco no YouTube, às 19h (horário de Brasília) – irá apresentar uma live totalmente dedicada a ilustrar e apresentar a importância da utilização correta dos códigos de barras dos produtos e alinhamento dos dados cadastrais dos mesmos entre todos os elos da cadeia de suprimentos (indústrias e varejos). O webinar será realizado em parceria com a renovada GS1 – Associação Brasileira de Automação. O encontro será mediado por Waldir Abreu, superintendente da Anamaco.


Experiência e know-how é o que não faltam aos convidados das lives da Anamaco. Alessandra Parisi, uma das debatedoras que estará presente ao webinar, é executiva de Desenvolvimento Setorial da GS1 Brasil, especialista em varejo. Master em Gestão Estratégica e Econômica de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Computa 20 anos de experiência como Gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios – especialista em projetos de automação comercial para o varejo, envolvendo hardware, software e serviços. Atua na GS1 Brasil como executiva de desenvolvimento setorial na aplicação das melhores práticas de utilização dos padrões do Sistema GS1.


A GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação (www.gs1br.org) tem promovido uma série de iniciativas online junto às entidades setoriais parceiras, cujo objetivo é apoiar os seus 58.000 associados e a toda comunidade de negócios, nas melhores práticas mundiais de utilizações de padrões para os negócios. Neste encontro será discutido como as indústrias e o varejo de material de construção podem alinhar as informações cadastrais dos produtos comercializados, através da utilização do CNP – Cadastro Nacional de Produtos, uma base de dados que possui atualmente 53 milhões de produtos cadastrados.


E mais: a correta utilização dos padrões de identificação de produtos somando-se à descrição com qualidade de seus atributos como: nome, marca, foto, peso bruto, NCM, entre outras características, trazem benefícios a todos os parceiros comerciais. “Este trabalho altamente especializado e focado apoiado tecnicamente pela GS1, propicia melhor gestão de catálogos de produtos, menor ruptura de gôndolas, reposições corretas de estoques, inventários mais ageis e precisos, transparência de informação, além de emissões de documentos fiscais mais assertivos. Haja vista que os códigos de barras dos produtos também hoje são utilizados nas emissões das notas fiscais eletrônicas NF- e e NFC-e e são validados pelas Secretarias de Fazenda”, destaca Alessandra.


Para completar o rol de debatedores, a Anamaco convidou Rodrigo Navarro. Atua como consultor e acadêmico com experiência de 30 anos de atuação em múltiplas indústrias. Presidente da ABRAMAT – Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção, entidade que reúne 50 empresas e 400 fábricas em todas as regiões do Brasil. É Conselheiro da ABNT, CNI e FIESP. Coordenador do MBA em Relações Governamentais da FGV e criador do ORIGEM, primeiro Anuário de profissionais de Relações Institucionais e Governamentais do país.


O vasto currículo ainda registra: doutor em Administração pela Rennes School of Business (França), MBA pela Fundação Dom Cabral, MBA pela COPPEAD, e Engenheiro de Produção pela UFRJ. “Trata-se de mais uma iniciativa onde representantes da indústria e do varejo de materiais de construção estão juntos, por meio do trabalho da ABRAMAT e da Anamaco, buscando sinergias e ganhos. Essa parceria é fundamental para todos os envolvidos”, ressalta Navarro sobre a importância da live desta quinta-feira.


Webinar: Como adequar o cadastro de produtos para evitar rejeição de nota fiscal (NF-e e NFC-e)

Realização: Talks Anamaco

Mediador: Waldir Abreu

Data: 19/11

Horário: 19h (horário de Brasília)

Patrocínio: PADO

Apoio: Mercedes-Benz, Feicon Batimat e Conecta Obras

Exibição: Canal oficial da Anamaco no YouTube



Rodrigo Navarro é presidente da ABRAMAT – Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção


Alessandra Parisi é executiva de Desenvolvimento Setorial da GS1 Brasil, especialista em varejo.

Posts Recentes