• press

Talks Anamaco abordará o complexo universo da reforma tributária no Brasil


O tema é denso, complexo e tem preocupado todo o país, afinal, há anos a sociedade aguarda por uma reforma tributária assertiva e que possa de fato trazer benefícios e não malefícios ao mercado, incluindo o de varejo de material de construção. Para trazer à tona esta discussão oportuna e abrangente, o Talks Anamaco, encontro virtual que acontece nesta quinta-feira (20) às 19h pelo canal oficial do YouTube da entidade, idealizadou o tema: “Perspectiva da Reforma Tributária e Reflexos no Matcon”.


Mediado por Waldir Abreu, superintendente da Anamaco e com a presença constante de Geraldo Defaldo, presidente da entidade, para este encontro foram convidados: Ricardo Pertile Neto, diretor comercial da Cicalfer Atacadista há 28 anos e presidente da Acomac - Campinas; Ricardo Castagna, sócio da Consultoria Tributária LACLAW e Manoel Flores, diretor superintendente da Astra. Cada debatedor irá compartilhar as suas experiências profissionais dentro deste difícil universo tributário.


Os debatedores

A direção da Anamaco tem sempre convidado profissionais que estejam em total sintonia com os temas selecionados. Para abordar a parte mais técnica deste universo e em linhas gerais, a entidade viabilizou a presença de Ricardo Alessandro Castagna, mestre em Processo Civil pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), doutor em Direito Financeiro pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisador visitante do Instituto Max-Plank na Alemanha e professor de Direito Tributário do CEU Law School, fundado em 1972 pelo jurista Ives Gandra da Silva Martins.


Como sócio da LACLAW, consultoria tributária na identificação de oportunidades de recuperação de crédito, Castagna soma 25 anos de experiência de mercado e registra mais de 800 clientes atendidos, cerca de 2 mil projetos realizados e ainda aproximadamente R$ 2.5 bilhões recuperados. A empresa tem propiciado aos clientes, por meio de análise do trabalho realizado pelas áreas fiscal, tributária e financeira, mediante a identificação de possíveis oportunidades não usufruídas, a retificação das informações junto ao fisco e, em consequência, a reintegração do dinheiro ao caixa da empresa.


Com formação em engenharia de produção mecânica, o diretor superintendente da Astra, Manoel Flores, há 37 anos na empresa, tem atuado também em cargos de conselho e de diretoria nas entidades: Siescomet, Sindiplast, Abramat, Ciesp e Fiesp. “A Astra tem tido uma preocupação muito grande em prol da reforma tributária. Temos acompanhado todo o desenrolar dos vários trabalhos feitos, tanto pelo legislativo quanto pelo executivo. As empresas não suportam mais tanta complexidade para recolher e pagar os seus impostos. Muitas vezes, em razão destas dificuldades cometem erros, são autuadas e, consequentemente, penalizadas ao longo de muitos anos. Iremos defender as ações que tragam mais simplificação e, claro, não aceitaremos o aumento da carga tributária”, enfatiza Flores.


A percepção de que o processo da reforma tributária no país precisa avançar e se consolidar o mais breve possível, sob a ótica de um empresário do comércio e, ao mesmo tempo, como representante de entidade, virá da participação de Ricardo Pertile Neto, presidente da Acomac – Campinas (SP), fundada em 1964 e que recentemente comemorou 56 anos de existência. Atender o anseio de sustentabilidade do setor, diminuir a distância entre as empresas do setor, promover constante aprimoramento de gestão do varejo e compartilhar conhecimentos com a comunidade, estão entre os principais valores da entidade ligada ao sistema Anamaco.



“Tenho certeza que este encontro virtual será muito esclarecedor a todo o mercado, incluindo o de matcon. Iremos apresentar as nossas experiências e os nossos anseios em relação à tão esperada reforma tributária deste país”. Parabéns à direção da Anamaco por focar um tema de tanta relevância, neste momento desafiador. Espero que o sistema Anamaco não deixe de participar e de interagir conosco durante esta live”, conclui Ricardo.



Webinar: Perspectiva da Reforma Tributária e Reflexos no Matcon.

Realização: Anamaco (Talks Anamaco).

Data: 20/08/2020.

Horário: 19h.

Patrocínio: Tigre Brasil.

Apoio: Mercedes-Benz, Feicon Batimat e Conecta Obras.

Exibição: Canal oficial da Anamaco no YouTube.

Link: https://bit.ly/live-anamaco-20-08



Manoel Flores, diretor superintendente da Astra.




Ricardo Castagna, sócio da Consultoria Tributária LACLAW.





Ricardo Pertile Neto, diretor comercial da Cicalfer Atacadista há 28 anos e presidente da Acomac - Campinas.

120 visualizações

Receba nossas novidades e informações setoriais!

LOGO BRANCO - ALVO FULL.png
  • Curta nossa Página!
  • Siga-nos no Instagram
  • Siga-nos no Twitter!
  • Acompanhe-nos no LinkedIn!

© 1984 - 2020 Anamaco - Todos os direitos Reservados. Desenvolvido por Renove.