top of page
  • press

Prêmio Anamaco 2023, a síntese do glamour e do pioneirismo para o setor da construção

Atualizado: 28 de nov. de 2023


A data 7 de novembro de 2023, em São Paulo, em formato híbrido e com transmissão, ao vivo, pelo canal do YouTube da Anamaco. Foi neste dia e no aconchegante Espaço Unimed, que convidados ávidos por conhecerem as empresas premiadas por meio da pesquisa, sob o comando da consultora do Instituto de Pesquisas Anamaco, Katia Ratnieks, participaram da glamurosa 32ª do Prêmio Anamaco. “Será sempre uma emoção fazer parte deste marco do mercado, não por acaso, considerado o ‘Oscar’ da Construção. A cada ano temos o privilégio de nos depararmos com uma organização impecável, repleta de profissionais e de convidados com brilho nos olhos e fartos sorrisos, tamanha é a alegria por estarem vivenciando momentos tão especiais”, ressalta entusiasmado, Geraldo Defalco, presidente da Anamaco.


Entre um bate papo e outro regado a muita confraternização e ao som da banda Bruno Benelli, logo na entrada do espaço os convidados receberam a edição especial da Revista Anamaco, produzida com o esmero e a competência de sempre da equipe da Grau 10 Editora, liderada pela diretora executiva, a jornalista Beth Bridi. As presenças de Tarcísio Gomes de Freitas, governador de São Paulo, contemplado com a Pá de Ouro - recebeu o título de Operário Número 1 da Construção - e da deputada estadual pelo PL e líder da Frente Parlamentar em Apoio às Lojas de Materiais de Construção, Dani Alonso; somada à entusiasmada participação de membros das Acomacs e Fecomacs, além de toda a equipe da Anamaco e demais convidados, fizeram da solenidade deste ano, uma das mais marcantes ao longo destas mais de três décadas de realização do prêmio.


O entusiasmo se estende a Cassio Tucunduva, presidente eleito da Anamaco. “Falar sobre o Prêmio Anamaco nos faz elencar uma série de adjetivos. Tudo muito bem-organizado, convidados felizes e certos de que haviam ido comemorar o “Oscar” da Construção e, claro, foram. Parabéns aos homenageados, aos patrocinadores, às empresas vencedoras, à Katia Ratnieks pelo trabalho impecável à frente do Instituto de Pesquisas Anamaco, ao Welington Bezerra, diretor de eventos da entidade, à presidência e diretoria da Anamaco, à Dani Alonso, presidente da Acomac Centro Oeste Paulista, deputada estadual pelo PL e líder da Frente Parlamentar em Apoio às Lojas de Materiais de Construção; ao governador Tarcísio Gomes de Freitas, aos presidentes das Acomacs e das Fecomacs, enfim, a todos os demais presentes”, pontua Tucunduva.


Pedro Bitiati, diretor-geral, assim como o presidente Defalco, ele subiu no palco para fazer um discurso de abertura da solenidade, destaca: “É com grande orgulho que realizamos mais uma edição do Prêmio Anamaco, um evento de grande repercussão e impacto. Notoriamente um marco anual que premia os grandes nomes do setor. Este ano, com novidades e muito brilho, contando com celebridades da indústria, do comércio e em especial com a participação do nosso governador, sua Excelência o senhor Tarcísio de Freitas, que muito abrilhantou o nosso evento e é uma referência como liderança do desenvolvimento do estado de São Paulo. Contamos, também, com a presença da deputada Dani Alonso, na luta pelo protagonismo do nosso setor. Gostaria de parabenizar o Welington, que brilhantemente tem realizado o Prêmio Anamaco há vários anos e sempre com muito empenho e cuidado nos mínimos detalhes. Quero, igualmente parabenizar a todas as indústrias premiadas, bem como ressaltar a importância das homenagens que a Anamaco fez às personalidades da indústria e do comercio. Tenho certeza de que o Prêmio 2024 será mais um grande sucesso”.


Para Welington Bezerra, diretor de eventos da Anamaco, a cada edição do prêmio as emoções e as experiências são renovadas e ampliadas. “O trabalho é árduo, pois são meses de muita correria, mas a soma de esforços e a vontade de que tudo seja um sucesso, nos dá combustível para buscarmos sempre a realização de edições inesquecíveis, as quais ficam registradas e eternizadas na memória de cada convidado presente, a exemplo da solenidade que marcou o ano de 2023”, ressalta o diretor.


As emoções se afloram quando o governador Tarcísio e a deputada Dani Alonso subiram no palco, durante a apresentação do prêmio. “Sempre lidei com os sonhos das famílias, ou seja, o lar. “Sinto-me entusiasmada quando falo de material de construção. Desde os 12 anos trabalho como lojista de material de construção. Atualmente estou como deputado estadual, mas a minha ligação com o Matcon será eterna e está no meu DNA com muita honra e orgulho”, destaca a deputada. Tarcísio reforça a importância da edificação, também emocional, dos lares. “O principal negócio do setor de material de construção é o sonho. Da nossa parte, o estado, nos cabe, obviamente, fazer o máximo para que o referido mercado continue prosperando e fazendo a diferença”.


Carinhosamente chamada de musa das pesquisas pela equipe da Anamaco, Katia Ratnieks, transmite, também as suas impressões sobre a solenidade. “O Prêmio Anamaco é muito importante, pois é um reconhecimento da força das principais empresas de materiais de construção, em diversas categorias de produtos, segundo o varejo do setor. O varejo, através da Pesquisa Anamaco, realizada pelo Instituto de Pesquisas da Anamaco, tem a oportunidade de indicar quais marcas têm maior força na sua lembrança (Top of Mind) e quais estão presentes nas lojas, além de dar notas de satisfação. Os fabricantes, por sua vez, a partir da análise dos resultados, recebem insights para os seus planejamentos estratégicos. Trata-se de um projeto tradicional e de muito sucesso”, comemora a consultora.


A jornalista Beth Bridi subiu no palco para anunciar o prêmio de Personalidade do Comércio 2023, concedido a Antonio Sander, CEO da Cassol Centerlar. Eduardo Coli, CEO da Lorenzetti, levou para casa a homenagem de Personalidade da Indústria. Já a Saint-Gobain, representada pelo diretor-geral de produtos para construção no Brasil Renato Holzhein, conquistou o Prêmio de Inovação e Sustentabilidade 2023.


Os parceiros de negócios da Anamaco Bruno Lopes, analista de competitividade do Sebrae e Renata Hernandes, diretora comercial da BB Editora, subiram no palco para levar ao público as suas respectivas novidades. Lopes apresentou o projeto ESG, cuja importância mundial do tema tem sido evidenciada aos líderes das Acomacs e das Fecomacs país afora. A comunicação da entidade tem divulgado informações sobre o assunto e, por meio de um link, disponibilizado no site do Sebrae, os lojistas podem receber, em poucos minutos, um diagnóstico realizado a partir das perguntas respondidas pelos comerciantes.


“Foi uma honra participar do Prêmio Anamaco 2023, uma cerimônia produzida com muito esmero. Agradeço à presidência e à diretoria da Anamaco por terem me concedido a oportunidade de subir no palco e falar sobre o nosso projeto ESG, em parceria com a entidade, e a importância da ação para o setor de varejo de material de construção. Confesso que foi uma experiência singular transmitir a experiência que venho tendo com o Matcon”, destaca Lopes.


Já a diretora comercial da BB deu detalhes sobre a produção do livro que marcará os 60 anos do associativismo no Brasil e os 40 anos da fundação da Anamaco. Para tanto, uma jornalista foi designada para fazer uma radiografia do setor ao longo de décadas, que inclui entrevistas com todos os presidentes de Acomacs e Fecomacs, além de outros profissionais que fazem parte da história do setor de varejo de material de construção.


“Nos orgulhamos muito dessa parceria com a Anamaco. A nossa missão é eternizar legados e sinto-me muito honrada em fazer parte desse momento tão especial. Registrar a história de 60 anos das Acomacs e das Fecomacs e os 40 anos de Anamaco em um livro, tem sido muito importante, pois é a preservação da memória institucional da entidade e o registro histórico dos feitos e conquistas em prol a esse setor tão importante para a sociedade e economia”, revela a diretora comercial da BB.


Presença garantida nos eventos promovidos pelo sistema Anamaco, Ana Paula Pinto, gerente da Feicon, fez questão de enviar à comunicação o seguinte depoimento: “A RX, organizadora da FEICON, parabeniza a todos pela realização do Prêmio Anamaco 2023. Tive a honra de estar presente e reforço os elogios à organização impecável, além da beleza do ambiente muito bem decorado. É uma premiação já tradicional do setor, que se soma à reunião da alegria contagiante dos convidados por fazerem parte de um evento como esse, que tem sido um marco para o mercado da construção. O prêmio encerra o ano com muita elegância e com as turbinas a todo vapor para começarmos 2024 com o pé direito nos preparativos finais para a FEICON, em abril”.


Além de contar com a presença de profissionais de empresas ligadas ao setor da construção de todo o país, a solenidade, ao longo de mais de três décadas, tem recebido a honrosa presença de membros do Conselho da entidade e das Acomacs e das Fecomacs, a exemplo da vinda do atual vice-presidente da Anamaco Carlito Lira, ligado à Acomac Ceará e demais presidentes e diretorias destas entidades regionais.


Os demais membros da equipe da Anamaco, representados pela jornalista Juliana Ferreira, coordenadora de comunicação; por Geh Moura e Irenir Montenegro, respectivamente gerente de relacionamento e gerente adm. financeiro; e Mariana Vidal, proprietária da agência que atende a entidade, somam aos demais profissionais que têm se dedicado aos trabalhos voltados ao fortalecimento do Matcon. Um agradecimento especial à jornalista Millena Machado por, mais uma vez, ter abrilhantado o evento como mestre de cerimônia da solenidade.


E não se esqueçam de que a gravação do Prêmio Anamaco 2023 está no canal da Anamaco no YouTube. Para quem não pôde assistir ou deseja rever alguns momentos especiais, acesse o link: https://youtube.com/live/6GM7uCw_SsM?feature=share.









30 visualizações0 comentário
bottom of page