Live abordará o papel do sistema Anamaco neste período de pandemia de Covid-19

Nesta quinta-feira às 19h, no canal oficial do YouTube, acontecerá mais um Talks Anamaco e com o título totalmente conectado com o atual momento de pandemia de Coronavírus. “O Papel do Sistema Anamaco na Pandemia” será o tema deste importante encontro virtual, mediado por Waldir Abreu, superintendente da Anamaco e com a participação do presidente Geraldo Defalco. E para protagonizar o debate, a diretoria convidou Jaime Silvano e Carlos Gallete Jr, respectivamente presidentes das Acomacs de Porto Alegre (RS) e de Londrina (PR).


O convite foi estratégico. Tanto Gallete quanto Silvano têm enfrentado seguidos desafios com as autoridades locais, no sentido de manterem as lojas de materiais de construção em funcionamento e sem as restrições dos demais comércios. Nestas duas cidades ocorreram resistências, no que diz respeito ao cumprimento do Decreto Federal 10.329 de 28/04/2020, que classificou o mercado de varejo de material de construção como serviço essencial. Ou seja, as lojas podem funcionar neste período de quarentena, assim como os supermercados, as farmácias, os postos de gasolina, entre outros comércios que fazem parte deste rol.


“Neste período de tantos desafios, a Anamaco não poderia deixar de abordar este tema e de continuar a apoiar e a agir em prol do mercado de varejo de lojas de material de construção. A união de esforços nos permitiu ser incluídos em um Decreto Federal que concedeu ao mercado de matcon o direito de funcionar durante a pandemia. Esta vitória, de suma importância, tem refletido positivamente e, não por acaso, temos registrado crescimento nas vendas, em comparação a igual período do ano passado. A própria pesquisa que a Anamaco realizou em parceria com a FGV / IBRE (Termômetro Anamaco) nos ratifica este cenário positivo”, constata Waldir.



Carlos Gallete Jr, presidente da Acomac - Londrina

Acomac – Londrina


Com 20 anos de existência, a Acomac - Londrina atende a 58 cidades que compõem a sua base territorial e somente na própria Londrina tem havido resistência, por parte da prefeitura local, em se respeitar e acatar o Decreto Federal. No entanto, a associação segue na luta pelo cumprimento e tem adotado todas as medidas judiciais possíveis.


“Após fecharmos duas parcerias consistentes – Banco Safra e Getnet – temos conseguido fechar quatro novos associados por mês. O que posso dizer é que apesar de todas as dificuldades que temos tido em razão do não cumprimento do decreto que nos concedeu a essencialidade na abertura das nossas lojas de material de construção, seguimos em crescimento, mesmo diante deste período em que o país tem passado por tantos obstáculos. Agradeço imensamente à direção da Anamaco pelo oportuno convite para participar deste importante encontro sobre o cenário da pandemia. Tenho certeza que iremos trocarmos experiências para avançar ainda mais neste processo”, ressalta o presidente Gallete.



Jaime Silvano, presidente da Acomac - Porto Alegre.

Acomac - Porto Alegre


Presidida atualmente por Jaime Silvano e com 42 anos de existência, a associação gaúcha tem conseguido fazer cumprir o Decreto Federal na própria capital para que as lojas de material de construção permaneçam aberturas durante o período de pandemia. Mas há resistência por parte das autoridades locais de outras cidades do entorno. Na própria capital, o setor da construção civil tem encontrado dificuldades para prosseguir com os trabalhos. Inclusive, cerca de 32 entidades, incluindo a Acomac-PO, encaminharam um manifesto ao governador do Estado para que o decreto efetivamente seja cumprido.


“Gostaria de ressaltar a importância em se debater este tema, neste período tão desafiador. Quero registrar os meus agradecimentos à direção da Anamaco pelo importante convite e dizer que iremos continuar com as nossas lutas em prol do mercado. Claro que estamos preocupados com o bem-estar das pessoas, mas precisamos também oxigenar a economia do país, mas sempre respeitando as normas de higiene e de segurança da população”, diz Silvano.


Webinar: O Papel do Sistema Anamaco na Pandemia

Realização: Anamaco (Talks Anamaco)

Data: 06/08/2020

Horário: 19h

Patrocínio: Tigre Brasil

Apoio: Tigre Brasil, Mercedes-Benz, Feicon Batimat e Conecta Obras

Exibição: Canal oficial da Anamaco no YouTube


Para acessar, clique aqui!

50 visualizações

Receba nossas novidades e informações setoriais!

LOGO BRANCO - ALVO FULL.png
  • Curta nossa Página!
  • Siga-nos no Instagram
  • Siga-nos no Twitter!
  • Acompanhe-nos no LinkedIn!

© 1984 - 2020 Anamaco - Todos os direitos Reservados. Desenvolvido por Organix Comunicação.