top of page
  • press

Como definir as margens de lucro de produto?

Artigo escrito pelo Professor Gláucio, especialista em varejo matcon


Para começar a discutir a definição da margem de lucro, é preciso entender o que ela é de fato. A margem de lucro representa a porcentagem adicionada aos custos de um produto, sendo essencial para estabelecer o preço final e determinar o lucro da empresa.

Assim, a margem de lucro representa o resultado, o valor final do percentual em relação à receita total da empresa. Contudo, é importante destacar que a receita é todos os valores recebidos, enquanto a margem de lucro refere-se apenas ao montante restante após o pagamento de todas as despesas do negócio.

Existem três fatores que devem ser considerados ao calcular as margens de lucro: custos e despesas, preço de venda e lucro.


Custos e despesas


Custo refere-se ao montante investido na produção ou geração de produtos e serviços, ou seja, engloba todos os valores relacionados à concretização do negócio, que serão posteriormente repassados aos clientes, como matéria prima e mão de obra.

Por outro lado, despesas representam gastos relacionados à administração da empresa. São valores destinados a manter o funcionamento do negócio, mas não estão diretamente vinculados ao desenvolvimento de novos produtos ou serviços (contas de luz, aluguel de espaço, materiais de escritório, etc).


Preço de venda


Nessa fase, se determina o valor do serviço e/ou produto, ou seja, a quantia financeira que está sendo solicitada. Nesse sentido, a elaboração do preço leva em consideração diversos critérios, tais como custo de produção ou aquisição, margem de lucro planejada pelo vendedor, poder aquisitivo do público-alvo e posicionamento de preços dos concorrentes.


Lucro


Finalmente, o lucro representa o montante resultante da receita de uma transação, deduzindo-se os custos de produção, abrangendo todo o retorno obtido por meio dessa comercialização ou prestação de serviço.


Sabendo desses três conceitos, é só subtrair o custo de produção/aquisição do produto do preço líquido do produto (o valor ganho a partir do produto após a dedução de impostos). Essa conta vai te ajudar a visualizar o valor do lucro em cima daquele produto.


Agora, existem vários fatores que podem influenciar a mudança de preço de um produto para que o lucro seja maior, como por exemplo se as vendas do produto estão altas, se os preços não são tão competitivos ou se a demanda pelo produto está mais alta que o normal. Dependendo do cenário, é possível aumentar a margem de lucro, mas sempre prestando atenção ao mercado e às reações a essas mudanças.




61 visualizações0 comentário
bottom of page