• press

Cenários Matcon Anamaco discute tema ligado ao gerenciamento da alta demanda na retomada econômica

As pesquisas apresentadas, incluindo os dados mensais do Termômetro Anamaco, elaborado pelo Instituto de Pesquisas Anamaco em parceria com a FGV/IBRE, têm sinalizado a realidade dos fatos durante a pandemia de Covid-19. O mercado de varejo de material de construção, a partir de maio último, começou a reagir e, desde então, tem aumentado o volume de vendas. Algo positivo diante de um cenário difícil para outros segmentos que não foram considerados via decretos estaduais e federal como serviço essencial durante este período complexo que temos vivido. Mas aí entre a questão da capacidade da indústria em atender ao mercado de “matcon”.


Para trazer à tona todas estas discussões pertinentes a este universo, o Cenários Matcon Anamaco, mediado por Átila Lira, irá apresentar nesta segunda (14) às 19h pelo canal oficial da entidade no YouTube, a live “Como gerir a alta demanda na retomada econômica”. E para discutir sobre este cenário pujante, a direção da Anamaco convidou profissionais experientes e com alto domínio do tema. Thagore Oliveira, CEO da Rofe Distribuidora, Nathan Bampi, diretor comercial da PADO e Guilherme Pequeno, diretor comercial da Gomes de Matos Consultores Associados - GMCA, compõem o time debatedores.


Segundo o diretor comercial da PADO, fundada em 1936 e líder nacional em cadeados de latão e fechaduras, a gestão da demanda nesta retomada econômica tem gerado diversos problemas de abastecimento no mercado, motivo pelo o qual as fábricas precisam ser muito assertivas nesta distribuição. O executivo ressalta que empresa atende os 27 estados do país e mais de 5 mil municípios de forma direta e indireta (por meio dos atacados).


Revela que a PADO, cujo parque fabril está instalado em Cambé, norte do Paraná, não tem feito programação desde a pós-pandemia e registra em torno de 6 mil pedidos/mês. Ainda assim, no último quadrimestre a empresa registrou volume de vendas com aumento entre 40% e 50%, se comparado a igual período do ano passado. Ao não adotar uma programação de vendas, o executivo garante que tem sido possível atender a todos os clientes. Os maiores que compravam milhões são atendidos de forma parcial. Assim, o abastecimento às lojas de varejo de material de construção tem sido pulverizado e ninguém deixa de receber os produtos da empresa.


“Não deixamos ninguém em ruptura ou com falta dos produtos da PADO. Levamos esta questão muito à sério diariamente. Trabalho feito em conjunto com o comercial, com a equipe de vendas, com a produção e até com o envolvimento da própria presidência. Este tem sido um dos nossos valores: preservar os estoques dos nossos clientes, mesmo diante de um cenário reprimido. O poder de reação da industrial brasileira é um grande diferencial. Ela é ágil e tem conseguido trazer estabilidade ao mercado. Os reajustes de preços têm sido necessários em razão das altas dos insumos”, explica Nathan.



O economista e empresário Thagore, igualmente expõe que a pandemia agilizou mudanças comportamentais na valorização dos lares, acelerando ações de reformas em geral, além de obras emergenciais que aqueceram o mercado da construção. Entende, mais do que nunca, a necessidade de reforçar o compromisso em ser a extensão dos clientes. O grande desafio da maranhense Rofe Distribuidora tem sido manter o estoque abastecido. Optaram por adotar um novo planejamento e revisado quase diariamente.


“Em consequência das mudanças de mercado adotamos uma estratégia de distribuição pulverizada, que nos ajudam a estar sempre presentes e próximos aos nossos clientes. Participar da live promovida pela Anamaco nos permite compartilhar e absorver insigths deste cenário atípico. Com certeza este webinar será enriquecedor”, diz em tom de comemoração.


Com quase 25 anos de mercado, a GMCA, na live representada por Guilherme Pequeno, é atualmente a maior consultoria do norte e nordeste e também dará a sua contribuição à live desta segunda. Premiada por quatro vezes consecutivas como uma das melhores empresas no segmento de serviços do Ceará, a empresa foi fundada pelo empresário Eduardo Gomes de Matos, economista, mentor da Endeavor. Desde então, tem se destacado no mercado pela excelência na formação de consultores e na prestação de serviços de qualidade para grandes corporações em formato totalmente personalizado.


Atualmente conta com uma equipe composta por cerca de 40 consultores especialistas e com atuação em nove estados do Brasil. Com o objetivo de desenvolver pessoas, organizações e a sociedade, a consultoria tem trabalhado constantemente para potencializar o poder da paixão, emoção, respeito e amor às pessoas e às organizações. Sua razão de existir tem como pontos-chaves a paixão versus o crescimento.


Webinar: Como gerir a alta demanda na retomada econômica

Realização: Cenários Matcon Anamaco

Mediador: Átila Lira

Data: 14/09

Horário: 19h

Patrocínio: Tigre e PADO

Apoio: Mercedes-Benz, Feicon Batimat e Conecta Obras

Exibição: Canal oficial da Anamaco no YouTube

Links de acesso: https://bit.ly/live-anamaco-14-09




Nathan Bampi é responsável pelo comercial, inteligência de mercado e marketing da PADO.


Guilherme Pequeno é administrador, consultor e sócio da Gomes de Matos Consultores Associados.



Thagore Oliveira é CEO da Rofe Distribuidora, considerada a 13ª maior atacadista de material de construção do Brasil.

81 visualizações

Receba nossas novidades e informações setoriais!

LOGO BRANCO - ALVO FULL.png
  • Curta nossa Página!
  • Siga-nos no Instagram
  • Siga-nos no Twitter!
  • Acompanhe-nos no LinkedIn!

© 1984 - 2020 Anamaco - Todos os direitos Reservados. Desenvolvido por Organix Comunicação.