Anamaco promove live sobre importância da qualificação profissional em tempos de crise


Não há como contestar, os profissionais que não se qualificam ao longo de suas trajetórias, em algum momento poderão ficar à deriva, principalmente se o período exigir performances inovadoras, a exemplo do que tem ocorrido neste período da pandemia de Covid-19 (coronavírus). Este cenário crucial e ao mesmo tempo desafiador, por meio do tema Qualificação profissional no comércio e do empreendedor individual na área de material de construção, será exposto e aprofundado na próxima série do Talk’s Anamaco, que acontece nesta sexta-feira (5) às 16h com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da entidade.



Mediado por Waldir Abreu, superintendente da Anamaco e com participação de Geraldo Defalco, presidente da entidade, o webinar terá como palestrantes Valter Frigieri Jr, diretor de Planejamento e Mercado da Associação Brasileira de Cimento Portland - ABCP; Antonio Serrano, CEO do Juntos Somos +; e Marco Contreras, cofundador da Worcademy, startup de educação e treinamento. A escolha criteriosa de convidados com larga experiência no mercado do varejo de material de construção ratifica a chegada de uma nova era ao universo da gestão atual da Anamaco.


A volta do Clube da Reforma - Experiência bem-sucedida, foi colocada em prática há 7 anos, quando a Anamaco e um grupo de empresas, universidades, o governo federal e organizações sociais se uniram e desenvolveram ações efetivas de como acelerar o mercado de reforma e, principalmente, melhorar a condição de moradia da população de baixa renda. Valter Frigieri, engenheiro de produção e com mestrado, ambos pela renomada Escola Politécnica da Usp, foi um dos participantes do Clube da Reforma e contará durante o Talk”s Anamaco os detalhes sobre esta enriquecedora experiência.


E melhor: a empreitada de fomento e de apoio poderá ser retomada ainda este ano e beneficiar milhões de famílias que se dispõem a reformar as suas casas. “O Clube da Reforma nos trouxe experiências tão efetivas que temos a intenção de colocá-las novamente em prática. A COVID nos separou, mas a tecnologia está nos reaproximando e permitindo que possamos compartilhar as nossas novas experiências e com a chancela do instigante e oportuno universo digital”, avisa com otimismo Frigieri. Em tempo: o executivo é membro da PoliAngels, investidor em startups, uma delas a Construliga, plataforma com foco na Construção que hoje tem mais de 130 mil cadastrados. O blogdaliga é o segundo maior site do B2B da Construção. Os sócios da Liga são quase todos profissionais que militam no setor da construção civil.


Fundador e CEO da empresa Juntos Somos +, joint-venture formada por Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau, Antonio Serrano, que atualmente é conselheiro de empresas e mentor da Endeavor, igualmente dará a sua contribuição à videoconferência. Para o executivo, a live da Anamaco será uma importante ferramenta para que se possa comentar sobre a qualificação profissional e como ela gera melhores vendas, além de um maior ganho de produtividade para todos. Ressalta que o colaborador mais atento e qualificado consegue entender a necessidade do cliente e é capaz de solucionar o problema rapidamente.


A Juntos Somos Mais, um ecossistema que pretende fortalecer o varejo da construção civil, desenvolvendo e qualificando o varejista, atualmente conta em seu programa com mais de 20 empresas líderes do setor da construção participantes, juntamente com mais de 70 mil lojas e mais de 400 mil profissionais. Até o fim de 2020, a empresa planeja investir R$ 50 milhões na expansão do programa e tem promovido iniciativas de capacitação que incluem as seções Papo de Balcão e TV JS+, onde profissionais do setor encontram conteúdo relevante para sua evolução.



“Em meio à pandemia, os varejistas podem se dedicar a capacitar cada vez mais os seus colaboradores com relação aos produtos disponíveis, os seus benefícios e a forma de se relacionar com o cliente, principalmente no ambiente on-line", afirma Serrano.


A apresentação de conteúdos assertivos e conectados com a atual realidade prosseguirá com a exposição de Marco Contreras, cofundador da Worcademy, startup de educação e de treinamento. Para ele, estas práticas precisarão ser revistas, não só para contemplar essas novas competências, mas também mudar a forma com que são desenvolvidas. Chegou o fim do treinamento baseado na transmissão de conteúdos para dar lugar a metodologias que privilegiem a aplicação prática em serviço, com acompanhamento de desempenho. O uso de tecnologias também deve ser intensificado, não como um fim em si, mas como instrumento de colaboração, troca de experiências, aceleração do aprendizado e aumento da frequência.


O foco da aprendizagem deverá estar a serviço da inovação e do senso de propósito para ajudar as pessoas a desenvolver o pensamento crítico voltado para solução de problemas, melhoria da qualidade, das relações humanas e satisfação de clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores e comunidade.



“Nesta nova era, o programa a ser implementado pelo varejo deverá contar com a colaboração dos lojistas, desde o mapeamento das competências essenciais para todas as funções, passando pela implementação das experiências de aprendizagem e a gestão dos resultados”, antecipa Contreras, empreendedor de empresas de tecnologia e engenheiro mecânico.









Talk’s Anamaco

Webinar: Qualificação profissional no comércio e do empreendedor individual na área de material de construção

Data: 05/06/2020

Horário: 16h

Apoio: Mercedes-Benz e Feicon Batimat

Exibição: Canal do Youtube da Anamaco

Link: https://bit.ly/TalksAnamaco-05-06

88 visualizações

Receba nossas novidades e informações setoriais!

LOGO BRANCO - ALVO FULL.png
  • Curta nossa Página!
  • Siga-nos no Instagram
  • Siga-nos no Twitter!
  • Acompanhe-nos no LinkedIn!

© 1984 - 2020 Anamaco - Todos os direitos Reservados. Desenvolvido por Organix Comunicação.