top of page
  • press

5 dicas para aumentar suas vendas em 2024

Conteúdo disponibilizado por Professor Gláucio, especialista em varejo matcon


A meta de todo empresário é alcançar sempre uma melhora em seu estabelecimento, e, para que isso aconteça, é preciso seguir um caminho. Apesar de não ser algo linear, existem algumas dicas que com certeza vão te ajudar a conquistar essa melhora tão desejada.


1. TAXA DE CONVERSÃO

Você precisa melhorar a taxa de conversão da sua loja, mas, para isso, é preciso saber o que exatamente é essa taxa. Basicamente, cada loja tem duas:

De cada cliente que entra na loja, quantos compram?

Dor orçamentos que você emite, quantos que você converte em venda?

Uma boa estratégia é começar a calcular a conversão de orçamento. Para isso, é importante orientar um vendedor a sempre associar o orçamento à venda, usando o primeiro para finalizar o último. Assim, ao final de uma semana será possível calcular qual a taxa de conversão com base no orçamento estipulado e a quantidade que virou vendas.

Para que essa taxa seja aumentada é necessário focar em algumas coisas:

1. Melhorar o follow up: acompanhar o cliente que fez o orçamento para garantir que ele feche a venda.

2. Capacitar seu vendedor: instruir seu vendedor a aplicar técnicas de venda e de fechamento de negócios.


2. FERIADOS E DATAS COMEMORATIVAS

Toda data comemorativa é uma oportunidade de atrair clientela para seu negócio, sempre focando na temática do período. Um café focado no feriado, atividades voltadas para a temática e outras coisas são ótimas ferramentas para atrair clientes para dentro da sua loja e, consequentemente, para seu negócio.


3. CUIDAR DA SUA VITRINE

A maioria das lojas mantém a mesma vitrine ou o mesmo layout ao longo do ano inteiro, o que acaba se tornando cansativo para os clientes. É interessante revisar e mudar essas características, seja de acordo com o período do ano ou apenas para aparentar que há novos produtos na loja, para que a ideia de novidade atraia os clientes para dentro de seu negócio.


4. WHATSAPP

As vendas por whatsapp são cada dia mais populares e bem sucedidas, mas existem algumas coisas que uma loja não deve fazer ao vender pela plataforma. Por exemplo, se tudo que é comunicado pelo whatsapp são mensagens de venda e promoções, a eficiência não será muito satisfatória. É necessário ter um relacionamento com o cliente, por exemplo por meio de anúncio de vaga de emprego da loja, anúncio de serviço da sua loja ou de uma loja de um conhecido. O importante é fazer isso um canal de troca.


5. PARE COM PROMOÇÕES

Não adianta nada ter faixas de promoção em sua loja ao longo do ano inteiro, porque isso acaba com o propósito. O importante é fazer promoções em datas comemorativas, desse modo elas chamarão atenção como algo inédito e de fato




38 visualizações0 comentário
bottom of page